A cada ano o Dia Internacional da Mulher ganha mais destaque no Brasil e no mundo. Apesar de seu papel fundamental na formação da sociedade, as mulheres tiveram de lutar muito ao longo da história para conquistar, aos poucos, seus direitos como cidadã e mulher.
A escolha da data é um exemplo dramático da trajetória das mulheres no mundo. A ONU instituiu essa data em 1975, em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres reivindicavam a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Essa tragédia, ocorrida em dia 8 de março de 1857 em Nova York, nos Estados Unidos, tornou-se uma referência para reverenciar todas as mulheres que lutam por seus direitos e dignidade pessoal, social e profissional.
Apesar de as pesquisas revelarem que as mulheres ainda enfrentam muita discriminação, particularmente no Brasil, tem crescido o número daquelas que atuam em áreas que antes eram predominantemente masculinas. Houve também um aumento no grau de escolaridade feminina e mais mulheres têm chegado a postos de liderança em empresas e organizações. Isso demonstra a força, a determinação e a persistência das mulheres na busca de seu desenvolvimento pessoal.
”Neste novo século, a sabedoria das mulheres realmente brilhará. É um século em que as mulheres atuarão num papel cada vez mais ativo. E aquelas organizações, companhias e nações em que as mulheres podem falar livremente sobre qualquer assunto e realizam seu verdadeiro potencial experimentarão o crescimento e a prosperidade”. (Daisaku Ikeda)
Não importando a circunstância em que se viva e o campo de atuação, cada uma pode construir a partir de si, uma sociedade igualitária e justa que tenha como princípio a valorização da vida, com uma elevada condição social, ilimitada vitalidade e esperança.
No comments:
Post a Comment