Palavras da coordenadora da DF da BSGI, Jeni Ikeda, proferidas durante o evento comemorativo dos 750 anos do Budismo de Nitiren Daishonin.
Jeni Ikeda
Queridos amigos da BSGI, sentindo grande alegria e felicidade em meu coração, manifesto meus sinceros parabéns a cada um dos senhores pela grande boa sorte de comemorarmos de forma brilhante esta tão significativa data neste majestoso Auditório Presidente Ikeda. Parabéns a todos os senhores!
Há 757 anos, no dia 28 de abril de 1253, Nitiren Daishonin recitou pela primeira vez o Nam-myoho-rengue-kyo, marcando o estabelecimento do Verdadeiro Budismo. A voz forte, determinada e repleta de benevolência de Nitiren Daishonin propagou-se como uma poderosa onda para o mundo inteiro e para todo o Universo, possibilitando a todos nós estabelecermos uma condição de vida de absoluta felicidade. Como somos felizes, companheiros, e afortunados de podermos recitar diariamente o Nam-myoho-rengue-kyo, a Lei da vida, a própria essência de nossa vida!
A recitação do Daimoku nos permite sermos vitoriosos em nosso dia-a-dia, possibilitando-nos viver cada dia com otimismo, esperança e sabedoria. Nosso querido mestre, o presidente Ikeda, diz que “a alegria, a coragem, a disciplina, a disposição de crescer, a sabedoria, a saúde, enfim, tudo é obtido com a energia vital. E a fonte que produz ilimitadamente essa energia é a recitação do Daimoku. Por isso, uma pessoa que vive com base no Daimoku não encontrará impasses na vida. Haja o que houver”, o Mestre diz, “recitem diariamente o Nam-myoho-rengue-kyo. O Daimoku é a força básica do Universo”.
Temos a grande boa sorte de fazermos parte dessa grandiosa Família Soka, de termos um grandioso mestre chamado Daisaku Ikeda que nos direciona diariamente pelo caminho da felicidade. É maravilhoso avançar e viver intensamente junto com a Família Soka, com nossos companheiros de fé!
O grande movimento da Soka Gakkai é o de despertar cada indivíduo para a revolução humana. Revolução humana nada mais é que vencer a si mesmo. Não importa que circunstâncias adversas de vida estejam vivendo hoje, o budismo ensina que o importante é estabelecermos dentro de nós a firme e inabalável convicção de que seremos vitoriosos infalivelmente. Adquirimos essa convicção quando praticamos a Lei Mística com toda a sinceridade.
O importante é o momento presente. É o que farei a partir de agora. Qual a causa positiva que estou fazendo hoje para triunfar verdadeiramente sobre todas essas circunstâncias adversas? Vamos criar a coragem e a percepção de que são exatamente esses obstáculos que nos conduzirão rumo à plena felicidade. Vamos sempre avançar, companheiros, com nossos olhos voltados para o futuro, pois nosso Mestre diz que “uma pessoa que recita constantemente o Daimoku estará sempre protegida por ele e pelas divindades budistas tanto nesta existência como nas futuras. Por isso, não há nada a temer! Desfrute plenamente cada momento com satisfação e tranqüilidade. O Daimoku transforma a amargura em alegria. E a alegria em grande júbilo. Portanto, nos momentos de alegria ou de tristeza, nas horas boas ou más, haja o que houver, aconteça o que acontecer, recite sempre Daimoku. Esse é o caminho direto para a felicidade. Quando estivermos agindo com essa disposição os benefícios surgirão em nossa vida. O budismo é ação. O benefício é determinado pelas ações positivas e pela fé. Não podemos ficar parados. Devemos avançar sempre com alegria, determinação, com convicção de revolucionarmos nossa vida plenamente. Nossa nobre missão de lutarmos juntos em prol do Kossen-rufu é o que nos permite criar a verdadeira causa para atingirmos a nossa iluminação”.
Então, mais do que nunca, é nossa missão conduzir os outros para a felicidade, pois o budismo é praticado na sociedade. Vamos criar uma grande onda de otimismo, coragem, esperança e felicidade no coração das pessoas ao nosso redor.
A força do coração de uma pessoa é grande. E a fé torna as pessoas fortes. Nitiren Daishonin estabeleceu seu ensino para iluminar o mundo inteiro com a grande filosofia da esperança.
Não vamos desperdiçar esta nossa preciosa existência. Como verdadeiros praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin possuidores de firme fé, vamos nos empenhar cada vez mais na nobre missão de enviar esperança para cada pessoa e transformar nossa comunidade, nossa sociedade em terras de tesouro cheias de harmonia e paz.
Dessa forma, adornaremos nossa vida com vitórias, pois o presidente Ikeda afirma que “a prática budista nos capacita brilharmos de forma única e edificarmos uma felicidade eterna. Pode parecer difícil lutar contra as adversidades e dificuldades. Mas esse é o caminho para nos tornarmos seres humanos nobres”.
De coração a coração, desejo a todos os senhores muita boa sorte e muitas felicidades.
Um forte abraço a todos e, mais uma vez, parabéns!
Fonte: BS 03 DE MAIO DE 2003 — EDIÇÃO Nº 1698
No comments:
Post a Comment