Tuesday, January 03, 2012

O desenvolvimento da criança de Leão (Rafaela)

 Do nascimento até um ano

O bebê de Leão, mais do que os outros bebês é o centro das atenções. A maioria dos leoninos rapidamente se auto-regula dentro de um horário bem preciso, o que é muito bom, já que será difícil
ignorar o seu bebê de Leão quando ele quiser alguma coisa. Ele costuma berrar com uma autoridade despótica. Na maioria das vezes, ele está exigindo companhia, pois provavelmente não há nada de que ele goste mais do que o clima de convivência. Eles adoram as visitas que lhes dão atenção, e terão prazer com os cuidados dispensados pelo vovô, pela titia ou mesmo pela vizinha que gosta de lhe fazer cócegas. Qualquer adulto ou criança mais velha que faça caretas ou fale a linguagem dos bebês será o causador de muitos risos por parte do leonino. No entanto, será difícil para o visitante retomar a conversa com os adultos, já que o apetite do bebê de Leão para a comunicação‚ quase insaciável. E você terá que ser duro (e não dar ouvidos) quando, ao colocar seu leonino de três meses no berço depois de alimentá-lo, ele não for capaz de compreender por que você não se junta a ele nas brincadeiras da noite, após o jantar.

Os bebês de Leão realmente desabrocham frente a uma platéia atenta, e repetirão com prazer todas as novas gracinhas, à medida que as forem aprendendo - segurarão os pés, usarão as grades do berço para se levantarem, dirão "mamãe" e outras coisas do gênero.


O Leonino com um ano de idade

Apesar de insistir em ter a sua companhia quando estiver em sua cadeira alta, o seu leonino, que está aprendendo a andar, provavelmente não vai querer que você lhe dê comida na boca; prefere comer sozinho. As refeições podem se tornar difíceis se você não concordar com isso. Mas se você se preparar para essas ocasiões festivas cobrindo o chão com jornais e servindo-lhe comidas sólidas em que ele pode meter o dedo, você verá como vai ser difícil segurar o risco enquanto seu pequeno gastrônomo ataca o banquete em grande estilo.

A criança de Leão pode ficar simplesmente impossível se você ousar ferir sua dignidade tirando lhe da mão uma faca ou o copo de cristal da visita, e pode tentar assustar os pais com um colossal ataque de raiva.- Embora você não se deva deixar comover por essa encenação, tente oferecer-lhe um brinquedo mais apropriado, ou quem sabe, fazer alguma coisa engraçada para ela rir. Se isso não funcionar, talvez um pouco de afeto dê jeito - qualquer coisa que o ajude a salvar as aparências.

O seu leonino pode chamá-lo de novo várias vezes depois de você já ter dito boa-noite, e talvez seja difícil ser complacente com isso depois de um dia cheio das constantes exigências da criança. Deixe a porta aberta para que ele possa ver um pouco da luz da sala de visitas e ouvir um pouco das conversas dos adultos. Isso o ajuda a relaxar e dormir.


O Leonino aos dois anos de idade

Aos dois anos de idade, os leoninos costumam reagir bem ao fato de deixarem de usar fraldas, contanto que o banheiro seja bem espaçoso. Dê ao bebê um urinol que ele possa usar sozinho e aprecie a performance dele, mas sem olhá-lo fixamente.

Nessa idade, o seu leonino talvez fique, a princípio, bastante aborrecido se for colocado em segundo plano pela vinda de um irmão ou uma irmã mais novos, mas se você lhe conferir algumas responsabilidades importantes no cuidado com o bebê, tais como pegar fraldas ou enxugar a sua boca com o babador, e se o elogiar mostrando-se grato pelo que o seu leonino está fazendo pelo bebê, você pode um dia dizer aos amigos como a ajuda dele‚ indispensável. Com o tempo, você pode aliviá-lo de tais tarefas. O seu leonino manterá o bebê distraído, e, consequentemente, exigir a dedicada atenção dos pais com menos freqüência. Já nessa idade, os leoninos mostram uma grande habilidade teatral, e a imitação que fazem dos adultos será, com certeza, muito divertida.

Em geral, os leoninos de dois anos de idade ficam muito orgulhosos com qualquer roupa nova, e você encontrará uma enorme resistência ao pedir a seu filho que tire o sapato novo antes de ir para a cama. Quase todas as crianças ficam um pouco autoritárias aos dois anos e meio, mas você provavelmente chegará à conclusão de que nem mesmo Napoleão poderia se comparar a seu leonino, de quem toda palavra arrogante parece ter a autoridade de uma ordem. Ele causará menos problemas se você deixá-lo escolher nas ocasiões em que isso não o fizer diferença para você. Em vez de dizer-lhe: "Está na hora de ir para a cama", tente dizer "Que história você quer que eu leia antes de dormir?".


O Leonino aos três anos de idade

Você deve estar pensando que em sua casa nunca mais haverá sossego ao ouvir seu leonino imitando em altas vozes o latido do cachorro e o miado do gato. Na realidade, como ele tem grande prazer em representar, nunca será difícil diverti-lo. Basta dizer: "Faz de conta que...... e a brincadeira começa.

Provavelmente, um dos maiores problemas para o leonino de três anos é enfrentar a solidão, mas nessa idade ele já é bastante maduro para lidar com a responsabilidade de ter um animal de estimação, principalmente um cachorrinho, o que pode resultar num relacionamento que, nos anos vindouros, dará ainda mais vida às aventuras da criança.

É possível que, aos três anos e meio, o seu leonino tente controlá-lo com a ameaça de deixar de amá-lo. Não se assuste ao ouvir: "eu não gosto mais de você, e decididamente não revide da mesma forma, pois isso pode ser muito ruim para o moral do seu leonino. Nessa idade, seu filho tende a ser um pouco inseguro (da¡ a grande necessidade de impor sua vontade a você) e para retomar a insegurança ele constantemente perguntar se você gosta dele. Diga sempre que sim.


O Leonino aos quatro anos de idade

Aos quatro anos, ao menos para o presunçoso leonino, nenhuma outra criança é melhor que ele. E pode-se acreditar mais nos exageros dele do que nos das outras crianças, graças à grande auto-confiança que o leonino possui. No pré-escolar, seu alto prestígio com os amiguinhos faz com que suas ordens tenham quase tanto peso quanto as da professora. Em casa, o leonino ainda terá a habilidade de ganhar a atenção dos pais. Depois de exibir todas as suas gracinhas para as visitas adultas, Ian traz seus livros de estórias para a mãe e rapidamente interrompe as tentativas que ela faz de conversar com as visitas, mostrando figurinhas, chamando-a ansiosamente o mais alto possível: "Olha esta aqui!".

Se você deseja, que seu leonino de quatro anos tenha mais apetite, diga-lhe que essa é a única maneira de ele ficar bem grande. Preocupado com o desenvolvimento, ele pode esquecer o quanto é pequeno e querer mandar no irmão ou na irmã mais velhos.


O Leonino aos cinco anos de idade

Você pode perfeitamente controlar as travessuras de seu leonino de cinco anos fazendo um acordo com ele ou expressando o seu desagrado (com suas atitudes, e não com ele) numa conversa franca: com certeza, o seu desejo é fazer de tudo para que você se orgulhe dele. Se você quer sua colaboração nos afazeres domésticos, tente fazê-los parecer com uma brincadeira. E delegue-lhe o máximo possível de autoridade sobre essas áreas; ele provavelmente se esforçará para não decepcioná-lo.

Tome cuidado para não manifestar suas opiniões com muita veemência na frente do leonino de cinco anos, pois ele tende a adotá-las para si e defendê-las de forma muito rígida. De qualquer modo, você sempre apreciará a enorme satisfação que seu leonino tem pelas coisas, bem como a grande serenidade, sinal de segurança.

No comments: