Tuesday, April 13, 2010

Filosofia do budismo encanta no 5o CLAB

O juramento Seigan


O ponto alto das explanações foi o aprofundamento do conceito de Seigan (juramento). O escrito “Abertura dos Olhos” foi estudado em dois momentos. Saito deixou claro a convicção inabalável e o comportamento destemido de Nitiren mesmo diante das perseguições e explicou que a postura de um membro da SGI deve ser a mesma do Buda.

”Nitiren tinha um desejo tão forte de tornar as pessoas iluminadas e felizes igual a ele que seu grande juramento era jamais trair nem sucumbir mesmo que sua vida fosse colocada em risco. Seu único desejo era dedicar a vida inteira ao propósito do Kossen-rufu”, afimou Saito.

Ele ainda comentou que a decisão do Buda era tão férrea que sopraria como pó ao vento todas as dificuldades. E citou o próprio Nitiren: “Sejam quais forem os obstáculos que eu encontrar, [...] jamais desistirei! Todos os outros sofrimentos nada mais são para mim que pó diante do vento. [...] Esse é meu juramento e jamais recuarei.” (Os Escritos de Nitiren, vol. 4.)

O coordenador do DEB ainda explicou que “Seigan significa uma força primordial capaz de gerar a energia para que conquistemos a vitória final na vida. É um princípio prático para manifestarmos constantemente o Estado de Buda.” E citou o presidente Ikeda: “Sem um forte compromisso de manter e propagar o correto ensino, por toda a vida, não podemos resistir à correnteza violenta desta era impura, nem vencer as tendências destrutivas e maléficas que se encontram na vida humana. [...] Esquecer esse compromisso significa a derrota definitiva para um budista.” (Explanação de Abertura dos Olhos, págs. 231 a 232.)

“Nitiren levantou-se só em prol da propagação da Lei. Não somente Nitiren mas todos nós que propagamos o budismo, devemos nos levantar com o grande desejo de realizar o Kossen-rufu (Daigan) como o nosso próprio juramento (Seigan), e persistir nesse juramento sem se afastar da prática da fé pois assim seremos, sem exceção, devotos do Sutra de Lótus. Se fizer isso, obteremos sem falta os dois principais benefícios da prática (amenizar o efeito cármico e atingir a iluminação mesmo que não tenha desejado).”

Escuridão fundamental
”A ilusão ou escuridão fundamental é algo inato e é uma força capaz de provocar grande sofrimento e infelicidade. Essa ignorância pode ser rompida pela essência da sabedoria do Buda que é o próprio Gohonzon. A fé no Gohonzon é a força motriz para romper a escuridão fundamental.“

“Mesmo que tenhamos muitas dificuldades, se persistir na prática com o mesmo desejo de Nitiren, atingiremos naturalmente o Estado de Buda.”

“A dúvida, a lamentação e o pessimismo são formas de manifestação da escuridão fundamental que nos impede de atingir a iluminação. O que combate isso é o poder da crença, da fé com a mesma postura que Nitiren.

“A escuridão fundamental surge nos momentos decisivos. Na hora de lutar, essa ilusão aparece e se apossa do nosso coração e invade nossa vida.

“Para combater a insistente escuridão fundamental e resolver todas as situações (mesmo as que parecem ser um ‘beco sem saída’) é necessária a prática da fé da unicidade de mestre e discípulo. Por isso, Nitiren ensinou o juramento (Seigan). Nitiren deixou o Gohonzon para que jamais sejamos derrotados pela escuridão fundamental.

“Escuridão fundamental é quando a pessoa sabe que precisa mudar alguma coisa negativa que faz, mas não consegue mudar. Isso é escuridão fundamental. Ela sabe, mas não o faz. Quando há a compreensão e existe a mudança de fato, pronto, a escuridão é superada. Por exemplo, uma pessoa que fuma. Ela sabe que tem de parar mas não consegue porque é vencida pela fraqueza. Essa fraqueza é a própria escuridão fundamental agindo.

“O sofrimento da pessoa de não conseguir mudar os próprios aspectos negativos também é a escuridão fundamental.”

Chakubuku


“A maneira de mudar nossa tendência cármica e não viver influenciado pela escuridão fundamental é proteger a Lei. E a luta de proteger a Lei é, na nossa época, o ato de realizar o Chakubuku.”

No comments: