Wednesday, January 04, 2012

Daimoku - A gloriosa canção da vida


VITÓRIA. O presidente Ikeda saúda os membros no Memorial Makiguti de Tóquio, em janeiro de 2007


JURAMENTO. O presidente Ikeda incentiva a Divisão Feminina da BSGI no Centro de Aprimoramento de Nagano, em agosto de 2004


Não seja derrotado!
Construa resolutamente
O castelo da felicidade!
Os monarcas do Kossen-rufu são iluminados
Pelo brilho da sabedoria da felicidade.


Qual é o comportamento humano de um ser humano? Luang Wichit Wathakan (1898- -1962), pensador tailandês, expressou sua conclusão: “Lutar contra as dificuldades do curso da vida e enfrentar as provações com coragem”.¹ Nos últimos tempos, Bangcoc foi assolada por graves inundações. Corajosamente, os preciosos companheiros da SGI-Tailândia têm se dedicado a contínuas contribuições de salvamento nas áreas afetadas.

Neste ano em que se registraram grandes desastres naturais e recessões financeiras, nossa rede do humanismo Soka se manteve sempre brilhante e invencível.

No período de confusão do pós-guerra, dediquei todo meu esforço, sempre recitando Daimoku. Meu objetivo era transformar a situação dos empreendimentos de meu mestre, que enfrentavam uma grave crise. Da mesma forma, o sofrimento dos membros que enfrentam com todas as forças os desafios de seu trabalho e cotidiano fere profundamente meu coração.

O Buda Nitiren Daishonin afirma: “Estou orando para que todos recebam a proteção do Sutra de Lótus e da Jurassetsunyo, quando o ambiente estiver em desordem” (Gosho Zenshu, p. 1132).
Minha esposa e eu oramos fervorosamente para que todos os companheiros sejam protegidos. Por mais adversa que seja nossa circunstância, temos o poder da Lei Mística, temos o poder do Daimoku.
Nos Escritos constam: “O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido do leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” “A vida de Nitiren não é outra senão o Nam-myoho-rengue-kyo” (WND, v. 1, p. 412).

Essa afirmação do Buda Original é absoluta. Além disso, para qualquer situação, devemos, em primeiro lugar, recitar o Nam-myoho-rengue-kyo. O Daimoku é o som que faz despertar o estado de Buda inerente, reconhecendo que “eu sou a própria Lei Mística”. É o rugido do mais forte e poderoso leão para subjugar qualquer sofrimento de “nascimento, envelhecimento, doen­ça e morte”.

Meu mestre, o presidente Jossei Toda, disse: “Para incendiar o sofrimento, devemos enfrentá-lo com a poderosa chama do Daimoku. Continuem a orar com toda seriedade e sinceridade ao Gohonzon. Muitas pessoas não sabem desse simples princípio. Parece um caminho longo, mas é na verdade o mais curto e mais certo para o avanço”.

Em especial, não há um Daimoku tão forte quanto aquele de mestre e discípulo, dedicado continuamente ao Kossen-rufu. A frase: “Se o senhor e eu, Nitiren, entrarmos juntos no inferno, certamente encontraremos o Buda Sakyamuni e o Sutra de Lótus” (WND, v. 1, p. 850) foi dita a Shijo Kingo que lutava contra fortes oponentes. Mesmo diante do maior sofrimento, se o coração de mestre e discípulo for único, fará o sol ascender até mesmo no inferno. A tristeza dará lugar à Terra da Luz Eternamente Tranquila, o reino do estado de Buda.

As três gerações de mestre e discípulo Soka — os presidentes Makiguti, Toda e eu —, ligadas diretamente a Nitiren Daishonin, não foram subjugadas nem mesmo pela mais cruel maldade do autoritarismo.

Nossos guerreiros Soka que recitam e propagam a Lei Mística [Chakubuku] podem absolutamente destruir qualquer mal.

Recebi notícias de um membro da Divisão Feminina. Ela é uma verdadeira mãe da justiça que, em janeiro de 1980,² veio ao meu encontro, viajando de Shikoku a Kanagawa, no Sunflower 7. Soube que, ao chegar, ela disse sorrindo: “Nos momentos de alegria ou de sofrimento, recite Daimoku. Vença por meio da recitação do Daimoku. Esta é a unicidade de mestre e discípulo de não recuar um passo sequer diante de qualquer situação. Por cultivar firmemente essa unicidade em minha vida, não tenho nada a temer”.

Essa mãe, de 90 anos, recentemente fez Chakubuku num jovem de 28 anos. O Buda Nitiren explica: “Juramento Seigan é a ampla propagação do Daimoku” (Gosho Zenshu, p. 846).³

Atualmente, em todo o Japão e no mundo, grandiosos pais e mães Taho (Muitos Tesouros) reverberam com vozes claras e refrescantes o Daimoku do juramento Seigan do Kossen-rufu.

Mantive um diálogo com o Dr. Bryan Wilson, ex-presidente da Sociedade Internacional de Sociologia da Religião. Ele se referiu aos membros da Soka Gakkai que, por meio da recitação do Daimoku, são capazes de forjar uma atitude positiva diante da vida, desenvolver benevolência pelos outros e cultivar a harmonia com o meio ambiente.

Nitiren Daishonin disse que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo fortalece e revigora o corpo e a mente para o estado de Buda (cf. WND, v. 1, p. 986-990).

Faça vibrar o vitorioso som do Daimoku por todo o Universo. Estabeleça um vigoroso avanço com a disposição de quem acaba de renascer!

A oração dos nossos membros,
Para conquistar
Vitória após vitória,
Alcança o extremo limite do mundo.


Fonte:
Edição 520 - Publicado em 10/Dezembro/2011 - Página 4
Traduzido do editorial do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, publicado na revista Daibyakurengue, edição de dezembro de 2011
1. Extraído da obra Kamkom kwamkid kong Poltree Luang Wichit Wathakan [Palavras de Sabedoria do General Chefe Luang Wichit Wathakan]. Bangcoc: Sangsan Books Co., Ltd., 2000. p. 74.
2. Em janeiro de 1980, quase mil membros, vindos de Shikoku, navegaram pelos agitados mares do inverno a bordo do Sunflower 7 até o porto de Yokohama, para comemorar o cinquentenário da Soka Gakkai no Centro Cultural de Kanagawa, junto com o presidente Ikeda, que havia sido forçado a renunciar como terceiro presidente, em 24 de abril de 1979.
3. “Oko Kikigaki” [Palestras Gravadas]; não constam no WND, v. 1 e 2.
4. Artigo sobre uma conferência proferida pelo Dr. Bryan Wilson, a convite do Instituto de Filosofia Oriental, Tóquio, em 5 de novembro de 1997 (Seikyo Shimbun, 6 de novembro de 1997).

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