Sunday, December 25, 2011

Iluminem o mundo e o futuro com a grande luz da esperança


(...) Qual é a razão da SGI criar tantas pessoas admiráveis no mundo inteiro que se empenham com toda seriedade pela prosperidade da comunidade e da sociedade onde vivem? A resposta está no fato de embasarmos nossas atividades nos escritos de Nitiren Daishonin — um valioso tesouro de sabedoria fundamentada no respeito pela dignidade da vida. E, também, porque avançamos firmemente pondo o Budismo em prática na sociedade. (...)


(...) Os ensinamentos de Nitiren Daishonin possuem a força para fazer brotar o vigor e a energia vital do indivíduo — transcendendo as diferenças de etnia, de cultura e de idioma. O Budismo é a fonte de inspiração e iluminação que faz fortalecer o comprometimento das pessoas em defender a causa da justiça e do humanismo, promovendo abertura e compreensão ainda maiores.
Declaro para que todos ouçam: esta é a grande filosofia da renovação e da revitalização do ser humano que o mundo atual busca avidamente.

Nos escritos constam: “Não há maior felicidade que ter fé no Sutra de Lótus. Este nos promete ‘paz e segurança' nesta vida e boas circunstâncias na próxima. Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ninguém pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sábios”... “Sofra o que tiver de sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida, e continue orando o Nam-myoho-rengue-kyo não importando o que aconteça” (END, v. 3, p. 199).

Quando alinhamos nossa vida com a Lei Mística, não há o que temer. Os membros da SGI, com base no princípio fundamental da esperança denominado "transformação do veneno em remédio", enfrentam quaisquer dificuldades com bravura e sobrepõem, juntos, todos os desafios. É uma indestrutível rede de pessoas dedicadas à causa do bem.

“Uma pessoa de natureza boa quando enfrenta provações torna-se ainda melhor. Uma pessoa que jamais enfrentou dificuldades é apenas superficial.” Esta é a visão aguçada de Henri-Frédéric Amiel, filósofo suíço.

Sofremos com os recentes terremotos do leste japonês, as grandes enchentes da Tailândia, os furacões dos Estados Unidos e outros desastres naturais no mundo inteiro. Da mesma forma, a crise na economia global continua em andamento. Ainda assim, as pessoas se levantaram e estão reconstruindo a vida, empenhando-se de forma admirável.

Apesar de terem também passado por muitas dessas tribulações, nossos membros da SGI esforçam-se com toda coragem para apoiar e ajudar outras pessoas, como indispensáveis pilares da comunidade onde moram, demonstrando o comportamento verdadeiramente nobre dos Bodhisattvas da Terra.
Nitiren Daishonin clama: “Acima de tudo, fortaleça ainda mais seu espírito de procura pelo Caminho, de modo que possa alcançar o estado de Buda nesta existência” (END, v. 6, p. 254) Em qualquer situação, o exercício budista, que busca a realização do Kossen-rufu e a iluminação eterna, deve sempre começar no presente momento e no exato local onde nos encontramos. O “coração” Soka é este espírito iluminado que avança sempre.
Dr. Jim Garrison, conhecido educador norte-americano e ex-presidente da Sociedade John Dewey, disse: “A SGI, apesar de jovem, está em pleno crescimento, suas atividades são totalmente abertas e flexíveis. Enquanto a organização se mantiver assim, transbordante da vontade de aprender e também ensinar, certamente continuará a se desenvolver”.

Meu desejo é desenvolver ainda mais a SGI de Força Jovem. Vamos expandir nossa rede de amizade, com disposição eternamente jovem e corajosa. É assim que se desenvolve amplo estado da vida capaz de enfrentar os desafios, sem esmorecer. Também é fundamental se empenhar nos “dois caminhos da prática e do estudo”. (...)

(...) Vamos juntos orar vibrantemente o Nam-myoho-rengue-kyo. Vamos fazer pulsar em nossa vida “a maior de todas as alegrias” (The Register of the Orally Transmitted Teachings [OTT], p. 212). Vamos criar de forma triunfante uma magnífica rede de paz, cultura e educação que brilhe como um radiante farol de esperança para a humanidade.
Com força ainda maior que antes, minha esposa e eu estamos sinceramente orando pela saúde, felicidade e segurança de meus amados e respeitados companheiros. Tenham excelente disposição! (...)

1o de janeiro de 2012
Dr. Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional

No comments: